JOSÉ, UM HOMEM VENCEDOR!

Jose foi o 11º. filho de Jacó, o primeiro com Raquel. Nasceu por volta de 1700 A.C. Aos 17 anos fora vendido pelos irmãos como escravo e com 30 anos de idade era o segundo homem mais poderoso do maior país do mundo. Penso que a vida de José ainda tem muito a ensinar-nos em nossos dias. Vamos refletir através de seu exemplo - Qual foi o seu segredo, como tornou-se um vencedor?
Vejamos três princípios encontrados na vida deste homem:

1º. PRINCIPIO – Manteve-se sempre fiel a Deus

"como, pois, posso cometer este tão grande mal, e pecar contra Deus?” (Gn 39:9)

Genesis 39 nos relata que apesar de a mulher de Potifar “instar com José dia após dia” (v.10), ele resistiu, dizia ele: “não posso pecar contra Deus”. Qual foi o preço imediato da opção de José por manter-se fiel a Deus? Foi preso inocentemente. Mesmo assim não murmurou e nem se lamentou, porém esperou no Senhor e na força de Seu Poder.

O próprio Senhor Jesus Cristo declarou: “buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33). José é um exemplo de como isso funciona na prática, fugindo da imoralidade e não se deixando cair na tentação. O primeiro passo para vencermos na vida é ser fiel a Deus, custe o que custar. Deus é fiel e Ele busca os fiéis na terra.

2º. PRINCIPIO – Contou sempre com a Presença abençoadora de Deus 

O Senhor estava com José e ele tornou-se próspero e estava na casa de seu senhor egípcio
Vendo o seu senhor que Deus era com ele e que tudo o que fazia o Senhor prosperava em suas mãos…Gn 39:2-3
o Senhor era com ele; estendeu sobre ele a sua benignidade e lhe concedeu graça aos olhos do carcereiro…
Gn 39:21

Perceba que a Bíblia é muito clara ao mostrar que José era fiel a Deus, contava em tudo que fazia com a presença abençoadora do Senhor. Isso é possível a todo aquele que crer no Senhor e buscá-lo de todo o coração. No evangelho de João 14:23 está escrito: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada”. Eis aqui o segundo principio para uma vida vitoriosa: contar com a presença abençoadora de Deus. Você deseja que tudo lhe vá bem na vida? Busque nele a sua direção e Ele te direcionará no caminho certo, para que não tropeces em nenhuma pedra.

3º. PRINCIPIO - Não murmurou, aproveitou cada oportunidade para trabalhar e testemunhar

Em nenhum versículo de Gênesis encontramos qualquer indício de que José tenha se revoltado contra Deus, nem mesmo de que tenha dirigido qualquer palavra de inconformismo. Com sua biografia, aprendemos que a murmuração não conduz à vitória. Pelo contrario, quando o Povo de Deus deu-se a murmuração, os castigos e a derrota caíram sobre eles. Deus não move um dedo a nosso favor enquanto murmuramos.
A Bíblia relata o comportamento de José: na casa de Potifar, serviçal e o mais digno de confiança; no cárcere, suas atitudes foram exemplares, como governador e trabalhador eficiente. Recordemos as Palavras de Deus a Josué, no livro de Josué 1:8 “Seja fiel, não se desvie da Lei, se esforce e tenha sempre bom ânimo”. Se você quer ter uma vida vitoriosa, trabalhe sem murmuração.
Em Gn 41:46 a Bíblia nos relata: “Era José da idade de 30 anos, quando esteve diante de Faraó, rei do Egito”. Em 13 anos a vida de José sofreu uma tremenda reviravolta. Tudo parecia concorrer para sua infelicidade, mas ele colocou princípios infalíveis e imutáveis. Estes mesmos princípios funcionarão em sua vida. Assuma agora o propósito de ser fiel a Deus, de buscá-lo e serví-lo a qualquer custo. Deixe o Espírito de Deus encher sua vida Ele quer fazer morada em você e abençoá-lo em tudo que fizer. Resolva nunca murmurar.

Veja nas adversidades oportunidades de Deus agir ainda mais em sua vida. Desta forma, você também será vencedor.

Bp° Átila Brandão
Fonte: IBCA.org

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vdeos da Semana