OS 12 ATRIBUTOS IMANENTES DE DAVI – PARTE II

Atributo – Era Sisudo em palavras Austero, Sóbrio, Severo, Sério, Ponderado.
A Bíblia nos alerta para que a palavra que sair de sua boca seja temperada com sal. Lembre-se que um bom tempero transforma qualquer comida, como dizem os nossos indígenas Tupis, "o tempero é a alegria da comida!"

Atributo – Era de gentil presença, boa aparência, a sua presença não chocava as pessoas, mas as fazia sentir-se bem.
A Bíblia diz em Jó 11:19: “muitos procurarão obter o teu favor”. Como está seu relacionamento diante dos homens, eles correm para você ou correm de você?

Atributo – O Senhor Deus é com ele.
Olha o que diz I Samuel 16:13: “Então Samuel tomou o vaso do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; E DESDE AQUELE DIA EM DIANTE O ESPÍRITO DO SENHOR SE APODEROU DE DAVI;
Deus escolheu Davi em meio a seus irmãos, e o honrou. Assim ele quer fazer conosco, nos honrar em meio a este mundo para que todos tomem conhecimento de que Ele está agindo em nossas vidas.

Atributo – Ele é prudente, sensato, moderado 
1 Samuel 18:5 : “E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul”.

Atributo – Submisso a autoridade
1 Samuel 18:5 A Palavra do Senhor diz: “E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul”.

Ele era obediente, interessante é que o rei queria matá-lo sem que o povo soubesse por isso criou uma circunstância para que ele fosse morto, pois ninguém jamais deixaria que o seu prepúcio fosse arrancado sem guerrear. Como nos afirma I Sam. 18:26-27: “Então disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não tem necessidade de dote, senão de cem prepúcios de filisteus, para se tomar vingança dos inimigos do rei. Porquanto Saul tentava fazer cair a Davi pela mão dos filisteus. E anunciaram os seus servos estas palavras a Davi, e este negócio pareceu bem aos olhos de Davi, de que fosse genro do rei; porém ainda os dias não se haviam cumprido. Então Davi se levantou, e partiu com os seus homens, e feriu dentre os filisteus duzentos homens, e Davi trouxe os seus prepúcios, e os entregou todos ao rei, para que fosse genro do rei; então Saul lhe deu por mulher a sua filha

10º Atributo – Astutíssimo – ardiloso, sagaz, ladino, esperto.
1 Samuel 23:22 “Ide, pois, e diligenciai ainda mais, e sabei e notai o lugar que Davi freqüenta, e quem o tenha visto ali; porque me foi dito que é astutíssimo”.

11º Atributo – Vivia radicado, plantado, alicerçado no Senhor.
Muitos vivem radicados em sua competência, em seu anel, na sua profissão, mas Davi vivia alicerçado no Senhor, conforme nos mostra as Escrituras em 1 Samuel 30:6 “E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se firmou no SENHOR seu Deus”.

12º Atributo – Tinha um coração quebrantado, humilhado, contrito e perdoador.
A Bíblia diz em Salmos 51:17 “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” . Davi nos trouxe uma grande lição de humildade na ocasião da morte de Saul, que tanto o perseguiu, ele chorou e disse: Então disse o rei aos seus servos: Não sabeis que hoje caiu em Israel um príncipe, um grande homem?

Bp° Átila Brandão
Fonte: ibca.org 


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vdeos da Semana