Os 12 atributos imanentes de Davi – Parte I

O Rei Davi foi um grande provocador de Milagres. Um dos maiores milagres ocorridos em sua vida foi a transformação feita nele, pelo Senhor; um homem que viveu em um chiqueiro de ovelhas durante grande parte de sua vida, e foi elevado ao trono de Israel. Esta é a prova de que Deus pode mudar a vida de qualquer pessoa, inclusive a sua.

Quero chamar sua atenção a uma história relatada na Bíblia Sagrada que envolveu Davi. A história começa no momento em que Saul, o primeiro Rei de Israel, desobedece à ordem de Deus. Samuel, o último dos Juízes de Israel, como Juiz e como Profeta esclareceu a ele e a nós que: "Obedecer é melhor que sacrificar". (I Samuel 15:22).
Aquele que desobedece ao Senhor e se rebela contra a Ordem de Deus é igual a um feiticeiro. Um espírito maligno veio sobre Saul. E tiveram a idéia de convidar alguém para que pudesse tocar e cantar para que aquele espírito maligno se afugentasse de Saul, mas quem o faria? Um moço iluminado por Deus disse: "Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar bem, e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele." (I Samuel 16:18 ).
Davi, era um homem segundo o Coração de Deus porque ele era um Adorador, conforme nos ensina Samuel. Observe-se, destarte, os 12 atributos imanentes a Davi que faziam dele um homem segundo o Coração de Deus.

Atributo: Era um adorador.
a) Ele era Musicista (v. 18a "que sabe tocar bem"), um virtuose da música.
b) Ele era Luthier = profissional que trabalha com a construção e manutenção de instrumentos musicais. I Crônicas 23:5 "E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao SENHOR com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi"; II Crônicas 7:6 "Os sacerdotes, serviam em seus ofícios; como também os levitas com os instrumentos musicais do SENHOR, que o Rei Davi tinha feito, para louvarem ao SENHOR."
c) Ele era Compositor e Cantor (Adorador) Observe na Bíblia os Salmos de Davi, poemas cantados. Mismor Le David (uma canção de David);

Atributo: Forte, vigoroso, animoso.
O Apóstolo João diz em 1 João 2:14: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno." Observe que João faz essa afirmação porque os que esperam no Senhor independente da sua idade são renovados, tornam-se como jovens (Isaías 40:31). O único velho que conheço é o diabo, que Deus chama de a velha serpente.

Atributo: Valente.
Ele era Corajoso, Audaz. Em I Samuel 17:34-36 a Bíblia diz: "Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este in-circunciso filisteu, como um deles; porquanto afrontou os Exércitos do Deus Vivo".
Diante de uma história dessas, onde um menino de 17 anos realiza tal feito, você pensa que isso é uma charla, mas não é. Davi diante desse grande desafio correu para cima conforme nos relata 1 Samuel 17:48: "E sucedeu que, levantando-se o gigante Golias, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu para cima dele, para combatê-lo, para lutar contra ele". Por isso, irmão, REAJA!

Atributo: Um Homem de guerra, um guerreiro.
 Quando Samuel foi enviado por Deus para ungir a Davi, Rei de Israel, a palavra que Deus colocou no coração de Samuel como Profeta foi a seguinte: "Deus está te levantando como guerreiro para desarraigar os inimigos de Israel das fronteiras da Terra que Mana Leite e Mel".


Bp° Átila Brandão
Fonte: ibca.org

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vdeos da Semana